O Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP) é uma plataforma informática, financiada pelo PPEC, gerido pela ERSE, que permite a gestão eficiente dos consumos de energia e a classificação do desempenho energético da iluminação das vias públicas.
Os novos desenvolvimentos tecnológicos na área da Iluminação Pública permitem prestar um serviço de maior qualidade em múltiplas vertentes, tais como maior segurança, melhoria dos espaços e da qualidade de vida e redução substancial dos custos de funcionamento e de manutenção. É possível alcançar reduções dos consumos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável dos Municípios e para libertar recursos financeiros para outros fins.
O Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP) é uma plataforma digital criada pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC), que permite a gestão de consumos de energia e classificação do desempenho energético da iluminação das vias públicas.
Este sistema foi apresentado na 7.a edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), enquadrado na estratégia de política energética europeia e tem como objetivo valorizar a eficiência energética em primeiro lugar, contribuindo para os objetivos nacionais do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC).
Com o Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP) é possível alcançar reduções significativas nos consumos de energia, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável dos Municípios e para libertar recursos financeiros para outros fins.
A plataforma é direcionada aos Municípios de todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, e o acesso e utilização das ferramentas é livre e dirigida exclusivamente à gestão da Iluminação Pública de cada Município.
Para aderir ao Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP), os Municípios interessados devem entrar em contacto com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC), responsável pelo desenvolvimento e gestão da plataforma.
O Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP) tem como objetivo sensibilizar o poder local para a importância de aumentar a eficiência energética nas infraestruturas de Iluminação Pública, incentivando a adoção de medidas que contribuam para a economia de energia. A abordagem de classificação energética do SGCIP é reconhecida pela sua eficácia em outros contextos e a sua mais valia é fundamental na tomada de decisão dos Municípios para melhorar a eficiência energética da Iluminação Pública.
A ferramenta SGCIP disponibiliza ainda uma solução para projetistas, que permite aumentar a qualidade de futuros projetos de Iluminação Pública (IP), onde é aplicada a eficiência energética como argumento fundamental à qualidade do projeto. Os projetistas podem fazer uma avaliação detalhada dos impactos energéticos do projeto, levando em conta diversos fatores, como a escolha das lâmpadas e dos postes de iluminação. Desta forma, é possível garantir a eficiência energética da Iluminação Pública desde o projeto inicial.
O Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP) prevê igualmente sensibilizar o cidadão para as múltiplas vantagens da eficiência energética, promovendo um efeito de exigência para que o seu Município tenha a IP adequada às necessidades, consumindo de forma responsável e eficiente, diminuindo assim os impactos negativos no meio ambiente.
Conheça os membros do projeto envolvidos no desenvolvimento e implementação da medida SGCIP (Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública).
Diretor do ISR-UC
Professor Auxiliar UC
Investigador do ISR-UC
Investigador Júnior
do ISR-UC
Gestora Financeira de Projetos ISR-UC
Para aderir ao SGCIP, os Municípios interessados devem entrar em contacto com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC), responsável pelo desenvolvimento e gestão da plataforma.